Vamos organizar um debate? Sessão 1 - Debates

Voltar ao Site da Priberam
Dicionário da Língua Portuguesa


debate 
 
s. m.







s. m.

1. Discussão em que os intervenientes procuram trazer os assistentes à sua opinião.

2. Disputa, contenda.

 
"Pode alguém ser quem não é?", de Sérgio Godinho.
 
 
Sérgio Godinho
Letra
 
Senhora de preto
diga o que lhe dói
é dor ou saudade
que o peito lhe rói
o que tem, o que foi
o que dói no peito?
É que o meu homem partiu
Disse-me na praia
frente ao paredão
"tira a tua saia
dá-me a tua mão
o teu corpo, o teu mar
teu andar, teu passo
que vai sobre as ondas, vem"

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

Seja um bom agoiro
ou seja um bom presságio
sonhei com o choro
de alguém num naufrágio
não tenho confiança
já cansa este esperar
por uma carta em vão

"Por cá me governo"
escreveu-me então
"aqui é quase Inverno
aí quase Verão
mês d´Abril, águas mil
no Brasil também tem
noites de S. João e mar".

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?

Mar a vir à praia
frente ao paredão
"tira a tua saia
dá-me a tua mão
o teu corpo, o teu mar
teu andar, teu passo
que vai sobre as ondas, vem"

Pode alguém ser livre
se outro alguém não é
a corda dum outro
serve-me no pé
nos dois punhos, nas mãos
no pescoço, diz-me:
Pode alguém ser quem não é?

Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?
Pode alguém ser quem não é?


PLANIFICAÇÃO PRÉVIA DO TRABALHO A DESENVOLVER PELOS ALUNOS:
 
Atividade de pré-leitura e motivação para o debate:
 
  1. Audição da música.
Atividade durante a leitura:
  1. Ler para compreensão global do tema;
  2. Ler para identificar dificuldades;
  3. Ler para compreender o vocabulário utilizado/expressões utilizadas.
Esquema de trabalho:
 
  1. Introdução :  - identificar o tema; - assumir a existência de duas posições possíveis no debate; - anunciar o desenvolvimento.
  2. Desenvolvimento: - identificar uma dessas posições e posicionar-se com uma delas; - referir/elencar os argumentos apontados; - exemplificar. - Identificar a segunda posição; referir os argumentos e contra argumentos apontados; exemplificar.
  3. Conclusão: - ser capaz de resumir as duas posições perspetivadas na letra da música que levaram ao debate"pode alguém ser quemnão é?"; sublinhar e exemplificar o valor intemporal do tema ( demonstra raciocinio abstrato e poder de reflexão crítica).
  4.  
     
     
     
    Alargar Horizontes - "O primeiro gomo da Tangerina", de Sérgio Godinho.
    Ouve a música ou vê o video no "You Tube" e comenta...
     


Sem comentários:

Enviar um comentário