Quando usamos a argumentação?
- quando queremos defender um ponto de vista
- quando apresentamos a nossa opinião
-quando propomos uma solução
- quando queremos convencer os outros a aceder a um
pedido nosso.
O que é argumentar? É persuadir racionalmente.
Como se constrói um texto argumentativo?
1. Estrutura
do texto/Progressão temática
Introdução: Parágrafo
inicial no qual se apresenta a proposição (tese, opinião, declaração). Deve ser
apresentada de modo afirmativo, claro e bem definido, sem referir quaisquer
razões ou provas.
Desenvolvimento:
Análise/explicitação da proposição apresentada; apresentação dos argumentos que
provam a verdade da proposição: factos, exemplos, citações, testemunhos, dados
estatísticos.
Conclusão: Parágrafo
final, no qual se conclui com uma síntese da demonstração feita no
desenvolvimento.
2. Escolha e
ordenação dos argumentos
Deve-se encontrar
argumentos adequados; recorrer, sempre que possível e desejável, à
exemplificação, à citação, à analogia, às relações causa - efeito; organizar os
argumentos por ordem crescente de importância.
3. Adequação
do texto ao objetivo e ao destinatário
(informar, convencer, emocionar, persuadir)
Deve-se:
usar um registo adequado à situação e ao destinatário; utilizar referências de conteúdo
que o destinatário possui, de forma a que este o possa interpretar corretamente.
4.
Articulação e progressão do discurso
Deve-se:
estabelecer uma rede de relações lógicas entre as palavras, as frases, os
períodos e os parágrafos;
- construir um raciocínio que se vai desenvolvendo através de:
• correta
estruturação e ordenação das frases;
• uso correto
dos conetores do discurso;
• respeito
pelas regras de concordância;
• uso
adequado dos pronomes que evitam as repetições do nome;
• utilização
de um vocabulário variado, com recurso a sinónimos, antónimos, hiperónimos e
hipónimos.
O TEXTO ARGUMENTATIVO
1. Preparação da argumentação:
_ que quero eu provar?
_ procura de argumentos (seleção,
número, precisão)
_ disposição dos argumentos (plano,
encadeamento)
_ disposição dos contra-argumentos
_ estes argumentos e
contra-argumentos são realmente válidos?
_ factos, exemplos, testemunhos…
_ enunciar/elencar soluções /
propostas;
_ formular
juízos de valor (concordância ou discordância final).
2. Redação /Estrutura do texto argumentativo:
Introdução:
um parágrafo único; afirmação polémica
Desenvolvimento: dois ou mais parágrafos;
argumentos e contra-argumentos, exemplos (cada parágrafo do desenvolvimento
deve decompor-se em três elementos: ponto de partida, argumento e exemplo; os
parágrafos devem ser encadeados uns nos outros pelos conectores lógicos)
Conclusão: um parágrafo único; retoma da afirmação
inicial confirmada ou contrariada
3. Qualidades do texto argumentativo:
Rigor, clareza, objetividade, coerência,
sequencialização, riqueza lexical
4. Conectores lógicos:
OS CONETORES
Os conectores são palavras ou expressões que se utilizam para
especificar as relações entre vários segmentos linguísticos de um texto -
sequenciam as ideias e estabelecem ligação entre elas. O uso correto de
conectores permite uma maior coesão textual e envolve uma compreensão
facilitada da globalidade do texto. Pertencem a diversas classes de palavras - conjunções (ou locuções conjuncionais)
coordenativas e subordinativas, advérbios (ou locuções adverbiais), preposições (ou locuções prepositivas), expressões adjetivas ou até orações completas.
Adição
Para adicionar e agrupar
elementos
e ideias
|
e, além disso, e ainda, também,
igualmente, do mesmo modo ,não só… mas também /como ainda, bem como, assim
como, por um lado… por outro lado, nem… nem (negativa), de novo, incluindo…
|
|
Certeza
Para exprimir um facto dado
como
certo
|
com certeza, decerto,
naturalmente, é evidente que,
evidentemente, certamente, sem dúvida que…
|
|
Oposição/ contraste
Articular ideias contrastantes,
opostas, restritivas.
|
mas, porém, todavia e alem
disso, contudo, no entanto,
doutro modo, ao contrário, pelo contrário,
contrariamente,
não obstante, por outro lado…
|
|
Concessão
|
ainda que, apesar de, embora,
mesmo que, por mais que,
se bem que, ainda assim, mesmo assim…
|
|
Conclusão /síntese / resumo
Introduzir uma conclusão a
partir da
ideia principal
|
pois, portanto. por
conseguinte, assim, logo, enfim,
concluindo, em conclusão, em síntese,
consequentemente, em consequência, por outras palavras, ou seja, em resumo,
em suma, ou melhor…
|
|
Confirmação
Confirmar uma
ideia explicitada
|
com efeito, efetivamente, na
verdade, de facto…
|
|
Explicitação / particularização
Esclarecer ou explicitar uma ideia
|
quer isto dizer, (não) significa isto que, por outras
palavras, isto é, por
exemplo, ou seja, é o caso
de, nomeadamente, em
particular, a saber, entre
outros, especificamente…
|
|
Opinião
Dar uma opinião
|
na minha opinião, a meu ver, em
meu entender, no meu
ponto de vista, parece-me que, creio que,
penso que, sou
da opinião que, para mim, sou a favor, acho
que, concordo…
|
|
Dúvida
Exprimir dúvida
Indiferença
Exprimir
indiferença
|
talvez, provavelmente; é
provável que, possivelmente,
é possível, porventura, não tenho opinião
formada sobre,
não sei dizer se, quem sabe?…
não acho nada, para mim tanto
faz, sei lá....
|
|
Alternativa
Evidenciar ideias alternativas
|
fosse… fosse, ou (…ou), ora…
ora, quer… quer, seja…
seja; alternativamente, em
alternativa…
|
|
Comparação
Exprimir semelhanças
|
como, conforme, também, tanto…
quanto, tal como,
assim como, tão como, pela mesma razão, do
mesmo
modo, de forma idêntica,
igualmente…
|
|
Consequência
Indicar uma consequência
|
por tudo isto, de modo que, de
tal forma que, de sorte que,
daí que, tanto… que, é por isso que…
|
|
Causa
Anunciar uma ideia de causa
|
pois, pois que, visto que, já
que, porque, dado que, uma
vez que, por causa de, posto que, em virtude
de, devido a…
|
|
Fim / intenção
Introduzir a intenção, o objetivo
com
que se produz o anteriormente
dito
|
como intuito de, para (que), a
fim de, com o fim de, com
o objetivo de, de forma a…
|
|
Hipótese / condição
Indicar uma hipótese ou
condição
|
se, caso, a menos que, salvo
se, exceto se, a não ser
que, desde que, supondo que,
admitindo que…
|
|
Sequência temporal
Organizar ideias por ordem
temporal
|
em primeiro lugar, num primeiro
momento, antes de,
em segundo lugar, em seguida,
seguidamente, então,
durante, ao mesmo tempo,
simultaneamente, depois de,
após, até que, enquanto, entretanto, quando,
logo que, no
fim de, por fim, finalmente
|
|
Sequência espacial
Organizar ideias por ordem
espacial
|
acima, abaixo, atrás, ao lado,
à frente, á direita, à
esquerda, ao centro, diante, em cima, em
baixo, no
meio, naquele lugar, detrás,
por trás de, próximo de,
sob, sobre…
|
Complemento
|
que, se…
|
Enfatizar
Insistir nas ideias já expostas
|
Efetivamente, com efeito, na verdade, como vimos
|
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