O que fui capaz de escrever...


TEXTOS INICIAIS DOS ALUNOS
 
 
A MULHER MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA É...
 
"A mulher mais importante da minha vida é a minha mãe porque é especial e ouve tudo o que eu digo sem me criticar, contrariar ou disparatar.
A minha mãe é especial e carinhosa e meiga porque consegue falar comigo sem levantar a voz como faz o meu pai."
 
 
Processo de escrita:
 
- planificação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
 
- planificar: selecionar informação de acordo com o tema central.
- desenvolvimento: ordenar por prioridades os argumentos que sustentam o tema inicial (tese), neste exemplo " a minha mãe é a pessoa mais importante da minha vida". Ao responder à questão "PORQUE?", os alunos desenvolvem os seus argumentos.
- conclusão: remate da ideia inicial (não repetir os argumentos, finalizar com uma a duas frases sólidas que identifiquem o tema, mas não o desenvolvam).
 
 
Erros identificados no texto:
 
- identifica desde cedo o porquê de ser especial não guardando o motivo(s) para o desenvolvimento;
- o exagero da utilização da copulativa "e" como forma de interligar as frases.
 
 
Sugestões no auxilio da revisão do texto após segunda leitura do mesmo pelo (a) aluno (a ).
 
 
Apresentação do tema (tese) " A mulher mais importante da minha vida é a minha mãe porque é especial."
 
- porque - oração causal; desde logo se supõe que serão apresentados os argumentos que irão caraterizar a "razão de ser especial". A apresentação destes argumentos irá fazer parte do DESENVOLVIMENTO.
 
REVISÃO DO TEXTO:
 
"A mulher mais importante da minha vida é a minha mãe porque é especial. Ela ouve tudo o que eu digo até ao final sem me interromper.
É uma pessoa especial porque não me crítica a toda a hora, nem tampouco "disparata" comigo. Ela consegue ser carinhosa e meiga nas conversas que tem comigo e ao contrário do meu pai, nunca eleva a sua voz."
 
- evita repetições: ao substituir "mãe" pelo pronome ELA.
- reforça a ideia de que que a sua mãe é especial ao utilizar o PRESENTE DO INDICATIVO "consegue".
- articula os seus argumentos de forma ordenada que nos permitem perceber as suas razões ao afirmar que a sua mãe é especial.
- estabelece uma comparação ao utilizar o advérbio de modo "nunca".
 
 
 
 


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